MEGA RÉVEILLON MADEIRA MAMORÉ VALORIZA O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE PORTO VELHO 

Mega evento

A cidade de Porto Velho – RO está prestes a receber um evento que vai além da celebração de um novo ano: o Mega Réveillon Madeira Mamoré, organizado pela Pisa Festival, promete não só reunir música, cultura e entretenimento, mas também destacar a importância histórica e cultural do Complexo Madeira-Mamoré, um dos maiores patrimônios da cidade. 

O evento acontecerá no dia 31 de dezembro, no coração do Complexo Madeira-Mamoré, um espaço que preserva as memórias da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), construída no início do século XX. O local, símbolo do desenvolvimento econômico da região durante o Ciclo da Borracha, hoje se transformou em um polo turístico e cultural, recebendo eventos que revitalizam e mantêm viva a sua relevância para a cidade. 

Com uma queima de fogos deslumbrante à beira do Rio Madeira, o evento contará com três palcos – que trarão atrações de diferentes estilos musicais, como pagode, axé, funk e pop –, além de um camarote exclusivo com open bar e open food. Mais do que uma festa, o evento busca movimentar o turismo local e promover a valorização do patrimônio histórico, mostrando ao Brasil a riqueza cultural de Porto Velho. 

Veja também:  Café Tequila promove Noite do Flashback em prol da Cidade Vicentina
Um patrimônio vivo: A estrada de ferro Madeira-Mamoré (Reprodução: Revista Dnews)

Construída entre 1907 e 1912, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi um marco da engenharia e da história da Amazônia, conectando Porto Velho a Guajará-Mirim para escoar borracha e superar os desafios naturais das cachoeiras do Rio Madeira. A ferrovia, com seus 366 km de extensão, foi erguida às custas de muito sacrifício, sendo apelidada de “Ferrovia do Diabo” devido às dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores na época. 

Hoje, o Complexo Madeira-Mamoré é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, abrigando trilhos e vagões preservados, além de servir como espaço para eventos culturais, educativos e de lazer. A realização do Mega Réveillon Madeira Mamoré reforça a importância do local como um patrimônio vivo que conecta passado e presente. 

AÇÃO SOCIAL: 1 KILO DE SOLIDARIEDADE 

Além de promover cultura e história, o evento tem uma forte vertente social. A campanha “1 Kilo de Solidariedade” arrecadará alimentos não perecíveis que serão doados à Associação Luz do Alvorecer, que assiste famílias em situação de vulnerabilidade social em Porto Velho. As doações podem ser feitas diretamente no Complexo Madeira-Mamoré, sem necessidade de adquirir ingresso. 

Veja também:  Secretaria de Esportes informa que há vagas para compor as equipes competitivas de handebol de Indaiatuba

O Mega Réveillon Madeira Mamoré é mais do que um evento de fim de ano. É uma celebração que une cultura, solidariedade e a valorização de um dos maiores patrimônios históricos de Rondônia. 

Compartilhe esta matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *