Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 emocionam o público que acompanha as diversas modalidades com expectativa do Brasil conquistar mais medalhas. E foi isso que aconteceu com a ginástica artística. A equipe feminina formada por Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares garantiu medalha de bronze na competição por equipes, um feito inédito para o Brasil nesta modalidade.
A disputa por equipes na ginástica artística feminina nas Olimpíadas de Paris 2024 foi bastante disputada e o Brasil começou forte nas barras assimétricas, manteve a constância nos demais aparelhos e o resultado culminou em uma performance incrível no salto, o que trouxe o terceiro lugar no pódio.
Saiba mais sobre a história das medalhistas
Rebeca Andrade
Com 25 anos, Rebeca é uma ginasta artística brasileira bicampeã e se tornou a maior medalhista da história do Brasil nas Olimpíadas, com um total de 6 medalhas. Nasceu em Guarulhos, São Paulo, em 8 de maio de 1995, tem 1,55 de altura.
- Leia Mais: Rebeca Andrade entrega collant utilizado nos jogos de Paris para exposição de museu nos EUA
Nos Jogos Olímpicos de verão de 2020, realizados em Tóquio, no Japão, ela fez história ao conquistar a inédita medalha da ginástica feminina em Olimpíadas ao receber a prata na disputa Individual Geral. Alcançou ainda a medalha de ouro ao disputar a final do salto, tornando-se a primeira mulher ginasta campeã olímpica do Brasil e a primeira atleta brasileira com duas medalhas em uma mesma Olimpíada.
Rebeca Andrade posa com medalhas que conquistou em Paris 2024. (Foto: reprodução/Instagram/@rebecarandrade)
Já nas Olimpíadas de verão de 2024, com as atletas já mencionadas, trouxe pela primeira vez para o Brasil na categoria por equipes femininas nos Jogos Olímpicos medalha de bronze. Conquistou ainda medalha de prata na modalidade individual geral feminino. Assegurou ainda a medalha de prata no Salto, alcançando também a medalha de ouro no Solo. O sexto pódio a tornou a maior medalhista brasileira da história.
Flávia Andrade
Com 24 anos, ela nasceu em 30 de setembro de 1999, no Rio de Janeiro, tem 1,42 de altura, é uma ginasta brasileira que compete em provas de ginástica artística.
Nas Olimpíadas de Paris 2024, assegurou de forma inédita o bronze geral por equipe ao lado da seleção feminina.
Jade Barbosa
Barbosa nasceu em 1 de julho de 1991, no Rio de Janeiro, e tem 1,51 de altura. Aos 33 anos, a ginasta brasileira também fez parte da equipe nacional que conquistou a primeira medalha de bronze por equipes para o país nos Jogos de Paris 2024.
Jade Barbosa com a medalha de bronze conquistada em Paris 2024. (Foto: reprodução/Instagram/@jade_barbosa)
Foi a primeira brasileira a conseguir uma medalha na disputa individual geral em um Campeonato Mundial, com bronze em 2007, e ainda a primeira a medalhar em duas provas diferentes e conquistar bronze no salto em 2010.
Lorrane Oliveira
A jovem nasceu no Rio de Janeiro, em 13 de abril de 1998. Tem 26 anos. Foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2015 em Toronto na categoria por equipes. Além disso, conquistou bronze por equipes nas Olimpíadas de Paris 2024.
Júlia Soares
A atleta de apenas 18 anos integra a Seleção Brasileira de Ginástica Artística. Nasceu em Curitiba, no Paraná, em 23 de agosto de 2005.
E, com Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira e Jade Barbosa, conquistou bronze por equipes nas Olimpíadas de Paris 2024.