Nos últimos anos, a maternidade tem ganhado novas dimensões, especialmente entre mulheres com mais de 40 anos. Este fenômeno reflete não apenas mudanças sociais e culturais, mas também uma nova perspectiva sobre a vida e as prioridades. A decisão de ser mãe mais tarde traz desafios e alegrias únicas, criando uma narrativa rica e inspiradora.
Para muitas mulheres famosas, a experiência de ser mãe após os 40 anos se torna ainda mais especial. Celebridades como Gisele Bündchen, Sabrina Sato e Leandra Leal nos inspiram a reimaginar o que significa ser mãe em uma fase da vida em que a sabedoria e a experiência se tornam aliadas. A D’News revisitará as trajetórias dessas mulheres que quebraram tabus e provaram que a maternidade pode ser plena, independentemente da idade.
A Nova geração de mães
Na tarde desta segunda-feira (28), a web foi surpreendida pela confirmação da gravidez de Gisele Bündchen, de 44 anos. Mãe de Benjamim, de 13 anos, e Vivian, de 11, frutos de seu casamento com Tom Brady, Gisele está atualmente no terceiro trimestre de gestação do bebê que espera com seu namorado Joaquim Valente, relacionamento assumido em março deste ano.
Outra famosa que recentemente anunciou uma gravidez é Sabrina Sato, de 43 anos, que já é mãe de Zoe, que completará seis anos no próximo mês. Zoe é fruto da relação de Sato com o ator Duda Nagle, de quem se separou em março de 2023. Sabrina espera seu primeiro filho com Nicolas Prattes, que a pediu em casamento em setembro.
Sabrina e Zoe. ((Foto: reprodução/Instagram/@sabrinasato)
Viviane Araujo, tinha 46 anos, quando também se destacou ao anunciar sua gravidez em fevereiro de 2022, esperando seu primeiro filho com o empresário Guilherme Militão. Em uma entrevista ao “Fantástico”, a atriz revelou que se submeteu a um tratamento de fertilização in vitro para engravidar do pequeno Joaquim, que nasceu em setembro do mesmo ano.
Viviane no momento em família. (Foto: reprodução/Instagram/@araujovivianne)
A atriz Leandra Leal é outra a se juntar ao grupo de mães que deram à luz após os 40 anos. Já mãe de Júlia, de 10 anos, do relacionamento com Alê Youssef, Leandra engravidou pela primeira vez de Damião, que nasceu em agosto de 2024, fruto da relação com Guilherme Burgos, com quem se casou em dezembro do ano passado.
Leandra com Damião e Júlia. (Foto: reprodução/Instagram/@leandraleal)
Ivete Sangalo, na época com 45 anos, deu à luz as gêmeas Marina e Helena durante o Carnaval de 2018. As pequenas são filhas da cantora com o nutricionista Daniel Cady, que também é pai do primogênito Marcelo.
Ivete e os filhos. (Foto: reprodução/Instagram/@ivetesangalo)
Fernanda Lima já era mãe dos gêmeos João e Francisco quando, aos 42 anos, teve Maria Manoela (atualmente com cinco anos), também da relação com Rodrigo Hilbert.
Claudia Raia teve Luca aos 56 anos, em fevereiro de 2023, fruto do relacionamento com Jarbas Homem de Mello. A atriz é também mãe de Enzo, de 27 anos, e Sophia, de 21, do casamento com Edson Celulari, do qual se separou em 2010.
Celebrar a diversidade das experiências
A maternidade com mais de 40 anos é uma realidade cada vez mais comum, celebrando a diversidade das experiências femininas. Cada mãe traz consigo uma história única, e juntas, elas redefinem o que significa ser mãe na sociedade contemporânea. Que possamos acolher e celebrar essas histórias, reconhecendo a beleza da maternidade em todas as suas formas e idades.