Nesta quinta-feira (24), vários pontos do Rio Grande do Sul registraram tempestades relacionadas à formação de um ciclone extratropical que se formou entre o Uruguai e a Região da Fronteira. Devido esses fatores, os ventos chegaram a cerca de 100km/h em diversas cidades. Segundo informações da Defesa Civil do estado, 48 municípios sofreram danos por conta do impacto.
Confira mais detalhes
Em Porto Alegre, ocorreu queda de árvores em pontos variados. Já em São Francisco de Assis, localizada na Região Central, o telhado de um galpão não resistiu às rajadas de vento e foi levado.
Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana, uma mulher se feriu após a tempestade e foi levada ao hospital com ferimentos na cabeça, e não corre risco de vida, segundo a Defesa Civil.
Saiba mais sobre ciclone que causou danos no RS. (Vídeo: reprodução/Instagram/@globonews)
Em milhares de imóveis, houve falta de energia, consequência da tempestade. Na área de atendimento da CEEE Equatorial, cerca de 191 mil pontos registraram a falta de luz. Os maiores impactos aconteceram nas cidades de Viamão, Alvorada, Porto Alegre, na Região Metropolitana e ainda em Terra da Areia, no Litoral.
Já na localidade coberta pela RGE, eram em torno de 151,8 mil pontos sem energia. Os pontos mais atingidos são a Metropolitana, Vale dos Sinos, Norte, Planalto e Vale do Taquari.
Tempo para os próximos dias
De acordo Climatempo que traz alerta de que ao se descolocar para o mar, o ciclone poderá formar uma nova frente fria, ocasionando temporais com risco de granizo e ainda ventos que podem atingir 100km/h em áreas isoladas.
O meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou: “Esse é o cenário mais grave. Elevamos novamente o aviso para o nível vermelho com tempestades, podendo o vento superar os 100 km/h em diversas áreas do estado”.
O ciclone pode levar ventos em torno de 85km/h, em toda a faixa leste do estado e nas regiões das Missões, Campanha, Sul, Fronteira Oeste devem sentir impactos com ventos que podem chegar até 70km/h.
Respostas de 2