Terceira edição da Feira Ambiental EcoPark acontece neste final de semana em frente à Prefeitura

Feira Ambiental EcoPark oferece exposições, doações de mudas e diversão para toda a família no final de semana

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente promove neste final de semana, dias 29 e 30 de junho, a terceira edição da Feira Ambiental EcoPark. O evento acontecerá ao lado da Pista de Aeromodelismo do Parque Ecológico, em frente à Prefeitura, e fecha a programação do município para o Mês do Meio Ambiente.  As atrações serão gratuitas e com foco na educação ambiental. Nos dois dias do evento as atividades terão início às 9h e se estenderão até 16h30.

Os visitantes poderão se divertir com uma programação variada que inclui soltura de alevinos no lago, espetáculos teatrais sobre o tema, doação de mudas de árvores, suculentas e hortaliças, e o público ainda poderá conhecer os serviços públicos de cuidado com o meio ambiente.

A diversão das crianças continua garantida com a exposição de mini animais e o passeio de carretinha puxada por trator. A Fazendinha Feliz com a exposição de mini animais e a Casa Caipira mais uma vez está entre as principais atrações da Feira. As crianças vão conhecer mini vacas, coelhos, pôneis, cabra, mula, garnisés, ovelhas, bezerros e boi de sela.


Feira Ambiental EcoPark oferece exposições, doações de mudas e diversão para toda a família no final de semana. (Foto: reprodução/arquivo-Leonardo Cruz RIC/PMI)

Os trabalhos da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente também serão apresentados ao público durante a Feira. O Projeto Click Árvore será o responsável pela doação das mudas de árvores e suculentas; a Usina de Biodiesel estará representada no evento em uma versão mais compacta; a Van Laboratório do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) mostrará como é feita a análise da nossa água; também haverá exposição do Programa Cata Bagulho e dos projetos Bairro Limpo e Bairro Verde

A equipe do Licenciamento Ambiental montará um estande na exposição para divulgar os trabalhos realizados dentro da Agenda Azul e Agenda Verde, e os trabalhos de educação e conservação do meio ambiente aplicados no município, baseados na legislação ambiental.

O público da Feira terá a oportunidade de visitar espaços com exposições de procedimentos e equipamentos usados no trabalho de preservação da flora, em ações de podas e contenção de queimadas montados pelo Departamento de Fiscalização Ambiental e a Defesa Civil do município, que levarão para o recinto um circuito de jogos educacionais.



O Centro de Reabilitação Animal (CRA) promoverá uma feira de adoção de animais e, em parceria com o Conselho de Proteção dos Animais (Compda), montará um cenário com esculturas feitas em fibra, de tamanho real, onde será trabalhada a educação para os bons tratos dos animais de forma sensorial.

O passeio ciclístico na Pista de Aeromodelismo é outra atração certa na EcoPark deste ano, sob a supervisão da equipe do Projeto Ecobike. Na ocasião, as crianças poderão conhecer as bicicletas feitas com plástico reciclável e que são disponibilizadas gratuitamente para a população, por meio de empréstimo, em uma das cinco estações do projeto espalhadas pela cidade.

Este ano, o Projeto Horta e a doação de hortaliças terá o reforço da parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comusans) e do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans), que fará a doação de mudas de ervas medicinais. Os visitantes vão aprender as técnicas de plantios e como o projeto é trabalhado pela Administração Municipal.

A programação do evento novamente contará com a participação dos grupos de escoteiros da cidade, Rosas dos Ventos, Indaiá e Falcão Azul, que promoverão atividades recreativas e de conscientização ambiental nos dois dias da Ecopark. Já estão garantidas a montagem da Ponte do Macaco, feita de madeira e sisal, e a escalada.

Outros parceiros da Feira deste ano são a Associação Mata Ciliar, com seus jogos interativos e exposições, e a empresa Corpus, que utilizará sua Carreta Ecológica para promover atividades que reforçam a importância da reciclagem.

Apoio das secretarias

A Secretaria Municipal de Saúde estará presente na EcoPark com um estande de Muntivacinação que funcionará no sábado e no domingo, das 9h às 16h30. Serão ofertadas todas as vacinas do calendário de imunização (pólio, sarampo, rubéola e Covid). Os pais e responsáveis devem levar a carteirinha de vacinação das crianças e um documento da pessoa que for receber a vacina.

A equipe de Combate à Dengue e Controle de Zoonoses levará equipamentos e insumos informativos, incluindo material sobre o ciclo biológico do mosquito Aedes Aegypti, com amostras de larva, mosquitos e microscópio, alguns jogos interativos para crianças, exposição de veículos e equipamentos pesados, totens de vídeos, mini cinema com o tema “Conhecer para combater”, e tendas infláveis, faixas e banners.

A Secretaria da Educação é outra parceira do evento e levará as atividades do Domingo Ecológico para a Feira. A equipe da Escola Ambiental Bosque do Saber em parceria com a Mann+Hummel prepararam um espetáculo teatral para as crianças, atividades sobre preservação das águas e também promoverão as tradicionais oficinas com materiais recicláveis que é sucesso entre as crianças. Serão duas apresentações da peça “A Joaninha Douradinha”, por dia, com duração de 50 minutos cada.

A Secretaria de Segurança Pública coordenará a apresentação dos cães que fazem parte do canil da Guarda Civil nos finais de tarde dos dois dias do evento.

A Secretaria de Cultura levará para o palco montado na EcoPark apresentações das bandas Rock`n Roça, Forró do Seu Pedro e Orquestra de Viola Caipira. Para completar a diversão da garotada, o Koringa estará circulando pelo recito da feita, interagindo com as crianças e com os adultos.

A Praça de Alimentação ficará sob a responsabilidade das entidades assistenciais do município, como aconteceu nas edições anteriores. As entidades Bolha de Sabão, Atos 4, Associação Deficientes Visuais de Indaiatuba (ADVI) e Comunidade Farol cuidarão das barracas de pastéis, hot-dog, lanche de linguiça e refrigerantes.

Programação

Dia 29/06 – sábado

09h – oficina materiais recicláveis (equipe Bosque do Saber)

09h às 16h30 – multivacinação (levar carteirinha e documento)

10h – Soltura dos alevinos

10h30 – teatro: A Joaninha Douradinha (Bosque do Saber)

10h às 11h30 – Forró do Seu Pedro

10h30 – Apresentação teatral

11h30 – Dinâmica: guardiões dos rios e detetives da poluição (equipe Mann+Hummel/Bosque do Saber)

12h às 13h30 – Orquestra Viola Caipira

13h –  oficina materiais recicláveis (equipe Bosque do Saber)

14h às 15h30 – Banda Rock`n Roça

14h30 – teatro: A Joaninha Douradinha (Bosque do Saber)

15h30 – Guardiões dos rios e detetives da poluição (equipe Mann+Hummel/Bosque do Saber)

16h Apresentação Cães

Dia 30/06 – Domingo

09h – oficina materiais recicláveis (equipe Bosque do Saber)

09h às 16h30 – multivacinação (levar carteirinha e documento)

10h – Soltura dos alevinos

10h30 – teatro: A Joaninha Douradinha (Bosque do Saber)

10h às 11h30 – Forró do Seu Pedro

10h30 – Apresentação teatral

11h30 – Dinâmica: guardiões dos rios e detetives da poluição (equipe Mann+Hummel/Bosque do Saber)

12h às 13h30 – Orquestra Viola Caipira

13h –  oficina materiais recicláveis (equipe Bosque do Saber)

14h às 15h30 – Banda Rock`n Roça

14h30 – teatro: A Joaninha Douradinha (Bosque do Saber)

15h30 – Guardiões dos rios e detetives da poluição (equipe Mann+Hummel/Bosque do Saber)

16h Apresentação Cães

Foto 1 #PraTodosVerem: foto colorida aérea do recinto da Feira Ambiental. Mostra as coberturas brancas das tendas montadas no Parque Ecológico e muitas pessoas circulando entre elas. No plano da frente, parte do asfalto com vários carros estacionados e trafegando, e algumas árvores contornando a feira. Atrás, várias árvores nativas no entorno do lago, e mais ao fundo, parte da Pista de Ciclismo e da Fiec, além de outros imóveis. Fim da descrição.

Foto 2 #PraTodosVerem: foto colorida com uma mulher usando óculos escuros, sentada no gramado na margem do lago, segurando uma criança, também sentada, enquanto ela solta peixinhos no lago. Os peixes estão em um saquinho de plástico transparente, com água. Fim da descrição.

Foto 3 #PraTodosVerem: a foto colorida mostra um trator vermelho puxando uma carretinha de madeira carregada de crianças e adultos. A carreta tem uma cobertura enfeitada de balões verdes. Atrás da carreta, no chão, algumas pessoas estão em pé, na estrutura metálica montada para embarque e desembarque dos passageiros. Acima um céu bem azul. Fim da descrição.

Compartilhe esta matéria

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *