Saae registra o outono mais seco desde o ano 2.000

Campanha de conscientização

O outono em Indaiatuba já foi embora e teve cara de verão – pelo menos nos termômetros. No período entre 20 de março e 21 de junho foram raros os dias em que as temperaturas não bateram os 25°C, superando até os 30°C nas semanas mais calorosas.

Quando o assunto são as chuvas, o outono inaugura o período de estiagem, com longas sequências de dias sem chuvas que se estendem até o final do inverno. Em 2024 foi registrado o outono mais seco em Indaiatuba desde 1988, ano em que se iniciaram os registros pluviométricos. Foram 158,8mm de precipitação, 36mm a menos que o outono mais seco até então, no ano 2000. Apesar do cenário de alerta, o consumo de água entre março e junho de 2024 cresceu 10% em comparação ao mesmo período de 2023.

Para os meses de inverno estão previstas poucas chuvas, dando sequência ao período de estiagem. Nessa realidade, a economia de água se faz ainda mais importante. Algumas ações podem ser adotadas por todos como:

– Utilize a máquina de lavar de forma consciente: em sua capacidade máxima ou não, a máquina de lavar roupas sempre utiliza a mesma quantidade de água. Importante acumular o máximo de peças possíveis em cada lavagem.

– Reutilize a água da máquina: essa água costuma ser descartada pelo ralo, mas possui apenas resíduos de sabão, podendo ser reutilizada para lavar pisos, garagem, quintal, entre outros.

– Utilize vassoura para limpar a calçada: o fluxo de água da mangueira pode atingir centenas de litros em apenas alguns minutos. Por isso, é interessante substituí-la pela vassoura e, se for necessário o uso de água, reutilizar da máquina de lavar roupas.

– Verifique possíveis vazamentos: fugas de água na tubulação, sanitários ou torneiras podem não dar sinais visíveis, mas são suficientes para desperdiçar grandes quantidades de água. Se sua conta está crescendo nos últimos meses e você suspeita que seu imóvel esteja sofrendo com esse tipo de problema, busque ajuda de um profissional.

– Cuidado com o tempo de banho: 15 minutos de chuveiro ligado podem gastar até 135L de água. Em uma casa com quatro moradores, são quase 550L por dia.

A utilização consciente da água é uma responsabilidade de todos, principalmente em períodos de estiagem.

#PraTodosVerem1: A imagem mostra em plano fechado uma mão sob uma torneira. Há uma gota caindo da torneira. O fundo é cinza escuro. Fim da descrição.

REDATOR: Matheus Kleim  

Compartilhe esta matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *