O CORPO DO VERÃO SE CONSTRÓI NO INVERNO: 5 segredos para a estação mais fria do ano não te sabotar.

O desejo pelo corpo dos sonhos e saudável no verão requer preparação e dedicação ao longo de todo o ano, especialmente durante as férias de inverno, que é um momento de relaxamento e diversão. No entanto, para os praticantes de atividade física como musculação, crossfit, beach tennis e para atletas comprometidos com sua boa forma física, também enfrentam desafios em lidar com as tentações de inverno.

Como nutricionista esportiva, elaborei cinco segredos para que a estação mais fria do ano não sabote o seu corpo dos sonhos, permitindo que você aproveite o melhor dos dois mundos: descanso e saúde.

1º Dieta alimentar individualizada: Para começar a construção do corpo dos sonhos, é fundamental começar com o pé direito. Ter sua dieta em mãos, elaborada por uma nutricionista é chave do sucesso.

Uma dieta alimentar adaptada às suas necessidades e objetivos (seja ganho de massa muscular com redução de gordura corporal ou melhora de performance esportiva), considerando os treinos, competições, período de viagens e com opções de lanches e refeições saborosas, de acordo com a estação, para contribuir para resultados duradouros.

2º Festas juninas x Corpo dos sonhos: Surge a dúvida, “Nutri, será que é possível alcançar a boa forma mesmo com as festas juninas?” E a resposta é: Sim! Com equilíbrio é possível! Somos seres humanos, e sempre haverá os eventos sociais. E precisamos aprender a lidar com eles, comer as comidas típicas na festa, não se torna prejudicial, porque é algo esporádico e o segredo é não exagerar.

Sugiro que já saia de casa alimentado, para que possa fazer as suas escolhas na festa com mais consciência, sendo mais seletivo no que for comer. Outra opção é iniciar por opções mais saudáveis como batata doce cozida, pinhão ou milho verde cozido, desta forma, já reduz a sua fome para os demais pratos típicos da festa.

3º Lanches e refeições para aquecer em casa: Preparar refeições saudáveis como sopa de legumes/caldos e congelá-las para ter opções práticas e nutritivas em casa facilita em conquistar e manter o corpo dos sonhos no inverno.

  • Sopa de legumes e caldos: Não se engane com as sopas e caldos. Pode não parecer, mas eles não são muito calóricos. Por isso, sugiro que consuma aproximadamente (130- 260g) 1-2 concha média de sopa de legumes com carne em seu bowl e adicione por cima (5g) 1 colher de sopa rasa de sementes tostadas (sementes: abóbora, girassol ou linhaça) a crocância das sementes garante reduzir a sua fome evitando repetir o prato.

As demais porções de sopa ou caldo que sobrar, congele em recipientes individuais com as porções de (130g-260g) cada.

  • Mingau de aveia com frutas: um café da manhã nutritivo ou café da tarde aquecedor, preparado com aveia em flocos cozida em leite, bebida vegetal ou água e servido com frutas frescas ou secas, nozes e um toque de canela em pó.

Caso já faça uso de suplementos por orientação da nutricionista, após desligar o fogo, adicione o suplemento proteico (Whey protein – proteína isolada do soro do leite ou Blend de proteínas vegetais) para atingir a dose de proteína nas refeições do dia.

  • Chá de gengibre com limão: ao invés de sempre recorrer ao chocolate quente, os chás são ótimos para aquecer e reconfortante, ajudando a fortalecer o sistema imunológico, evitando gripes e resfriados, devido às propriedades antioxidantes do gengibre e da vitamina C do limão.

4º Atividades Físicas Divertidas: Afaste da preguiça! Aproveite as atividades físicas como parte da diversão das férias de inverno.

Experimente novas modalidades esportivas locais, faça caminhadas exploratórias, trilhas, ciclismo, dance nas festas juninas, mantenha-se ativo de maneira prazerosa e estimulante.

5º Suporte nutricional constante em qualquer lugar: Mesmo viajando, é possível que a nutricionista o ajude em consultas a distância, por videochamada, orientando nas suas escolhas alimentares.

Sugerindo escolhas inteligentes em restaurantes, mercados locais e mesmo no próprio hotel com as opções disponíveis do buffet. Esse acompanhamento nutricional em viagens contribui para otimizar os seus resultados em busca do corpo dos sonhos.

Compartilhe esta matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *