Nesta quinta-feira (12) foi anunciado pelo Ministério da Saúde como será a vacinação contra a Covid-19 em 2025. No próximo ano, o Brasil contará com mais um imunizante no Programa Nacional de Imunização (PNI). A nova vacina se chama Covavax, e foi desenvolvida pela farmacêutica Novavax. E todas as orientações foram enviadas para os estados.
Saiba mais detalhes
Segundo o órgão, a vacina contra a Covid foi incluída nos calendários de idosos e gestantes. Essa atualização significa que as grávidas serão imunizadas com uma dose a cada gestação, já os maiores de 60 anos receberão uma dose a cada seis meses.
Em nota, o ministério disse: “Isso quer dizer que, se algum dia a gestão que estiver à frente do ministério mudar o grupo prioritário, gestantes e idosos continuam tendo direito à vacina, assim como crianças, porque se tornou de rotina”.
Confira quem poderá ser imunizado. (Foto: reprodução/Instagram/@portalg1)
Para os outros grupos prioritários, eles receberão uma dose a cada ano, com exceção dos imunocomprometidos, que devem continuar sendo vacinados a cada seis meses.
Confira como fica vacinação
- Crianças de seis meses a menores de cinco anos: até três doses (depende de como está o esquema vacinal).
- Gestantes: uma dose a cada gestação.
- Idosos (60 anos ou mais): uma dose a cada seis meses.
- Imunocomprometidos: uma dose a cada seis meses.
- Outros grupos prioritários: uma dose a cada ano.
- Crianças a partir de 5 anos que NÃO fazem parte dos grupos especiais e nunca foram vacinadas: uma de vacina covid-19 disponível e recomendada para a faixa etária.
Vacinas que fazem parte do PNI
Existem três vacinas em uso no país e são elas: Moderna (vacina mRNA), Pfizer adulto e pediátrica (vacina mRNA) e Covovax (vacina recombinante).
A última vacina mencionada foi aprovada pela Anvisa em janeiro, após solicitação da Zalika Farmacêutica (que é representante do Instituto Serum no Brasil). É indicada para imunizar crianças acima de 12 anos e também adultos.