Fiec realiza Campanha de Doação de Sangue no dia 29 de junho

Pessoas de diversas idades participando da Campanha de Doação de Sangue organizada pela Fiec

A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Universidade de Campinas ( Hemocentro da Unicamp) em comemoração ao Junho Vermelho, mês que representa o Dia do Doador Mundial, realiza mais uma campanha de doação de sangue no dia 29 de junho das 8h30 às 13h, na Fundação. Os interessados podem fazer o agendamento on-line a partir das 9h do dia 27 de junho, pelo link.

Para ser doador, após o agendamento realizado e confirmado pelo site, é necessário apresentar o  documento oficial com foto, ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que dos 16 até 18 anos incompletos só estará apto para doar se houver o consentimento formal dos responsáveis; não deve estar em jejum, deve-se evitar ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas; evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e pesar mais de 50 quilos. Para os doadores que são fumantes, devem evitar fumar nas duas horas que antecedem e duas horas depois da doação. 

Existem alguns critérios que determinam se um candidato é elegível para se tornar um doador, portanto os doadores serão avaliados por especialistas do hemocentro. Além disso, são restritas a doarem sangue as pessoas que apresentarem sintomas semelhantes ao da gripe, infecções e resfriados nos últimos 14 dias. Pacientes com sífilis, malária, doença de Chagas ou alcoolismo crônico, que tiveram exposição a situações de risco relacionadas a doenças sexualmente transmissíveis e ter realizado exame de endoscopia há menos de 6 meses, são fatores que impedem a doação de sangue. 

É impossibilitada de doar sangue a pessoa que tenha se vacinado contra qualquer doença há menos de dois dias (48h após cada dose). Há vacinas que podem restringir a doação em até quatro semanas. Neste caso, deverá ser apresentado o comprovante de vacinação.

As próximas doações ocorrerão nos dias 27 de julho, 31 de agosto, 28 de setembro, 26 de outubro, 30 de novembro e 21 de dezembro.

Primeira doação

As pessoas que vão realizar a doação de sangue pela primeira vez devem retirar a senha e comparecer no dia da doação na Fiec. Na data, a pessoa deverá informar que é a primeira vez que doará sangue para que seja orientada sobre o processo e também os fatores que podem impedir de realizar a contribuição. Em seguida, o candidato espera em uma sala até ser chamado para cadastro.

Para efetuar o cadastro é obrigatório a apresentação de um documento oficial com foto e deve ser informado se há interesse em se cadastrar para ser doador de Medula Óssea. Após esta etapa são realizados os exames físicos que são: testes de anemia, verificação de pressão arterial, pulso, temperatura, peso e altura.

Na sequência será realizada uma entrevista individual onde o candidato responderá perguntas específicas e assinar um termo de responsabilidade de veracidade das respostas. Depois será coletada uma bolsa de sangue e amostras para os exames laboratoriais. E após todo o processo o doador é encaminhado para um local onde é oferecido um lanche. Todas estas etapas tem a duração de 2h (duas horas).

Serviço

Doação de Sangue na Fiec

Data: 29 de junho de 2024 (Sábado)

Horário: das 8h30 às 13h.

Local: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé 3405 – Jardim Regina.

Agendamento: 27 de junho à partir das 9h.

Link de agendamento: Fiec  

Telefone: (19) 3801-8688

Hemocentro

Fale conosco do site www.hemocentro.unicamp.br

Telefone 0800 – 722 – 8422

E-mail: hemocentro@unicamp.br

#PraTodosVerem: Foto colorida, em sala da Fiec, mostrando nove pessoas de diversas idades  distribuídas pelas extremidades da sala realizando a doação de sangue, acompanhados por enfermeiros da Unicamp. Fim da descrição.

Compartilhe esta matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *